Blog de Empregos Gravataí

Dicas para melhorar seu currículo profissional
Confira as 8 Perguntas Mais Temidas em uma Entrevista de Emprego e saiba Respondê-las

Confira as 8 Perguntas Mais Temidas em uma Entrevista de Emprego e saiba Respondê-las

A entrevista de emprego pode causar nervosismo e estresse ao candidato, que já fica pensando nas perguntas que serão feitas e o medo de não saber o que responder, pode causar uma grande dor de cabeça aos concorrentes. 

Estar calmo e responder a verdade é um dos requisitos mais importante para a entrevista e estar preparado é crucial para se destacar entre os demais.

O objetivo de uma entrevista é determinar se o candidato se destaca no cargo, e isso significa avaliar as habilidades e a atitude exigidas para aquele cargo.

Se você é o entrevistador, há muitas coisas que você já deve saber: o currículo do candidato deve contar muito, e o LinkedIn, o Twitter, o Facebook e o Google podem contar mais.

A maioria das entrevistas de emprego envolve uma troca de perguntas e respostas comuns, saiba algumas das perguntas e como respondê-las:

1 – Fale-me um pouco sobre você:

Fale sobre por que aceitou certos empregos ou porque chegou a sair deles, conte suas metas e objetivos. 

Explique suas características profissionais, destaque seus cursos e graduações e ao responder a essa pergunta, ligue os pontos em seu currículo para que o entrevistador entenda não apenas o que você fez, mas também por quê.

2 – Quais são os seus maiores pontos fracos?

Todo candidato sabe como responder a esta pergunta: basta escolher uma fraqueza teórica e transformar magicamente essa falha em uma força disfarçada!

Uma abordagem interessante é escolher um ponto fraco real, mas aquele que você está trabalhando para melhorar. 

Compartilhe o que você está fazendo para superar essa fraqueza. 

Ninguém é perfeito, mas mostrar que você está disposto a se autoavaliar honestamente e depois buscar maneiras de melhorar causa uma grande boa impressão.

3 – Quais são os seus maiores pontos fortes?

Seu currículo mostra direto os seus pontos fortes, mas o modo como destaca eles ao falar é importante para os entrevistadores.

Mesmo assim, se você for solicitado, dê uma resposta precisa. 

Se você é um ótimo solucionador de problemas, não diga apenas isso, forneça alguns exemplos. 

Se você é um líder emocionalmente inteligente, não diga apenas isso, forneça alguns exemplos que provem que você sabe responder a perguntas não feitas e não diga apenas ter certos atributos, prove que você possui.

4 – Onde você se vê daqui a cinco anos?”

As respostas a esta pergunta seguem uma de duas maneiras básicas.

Os candidatos tentam mostrar sua incrível ambição fornecendo uma resposta extremamente otimista ou tentam mostrar sua humildade com uma resposta mansa e autodepreciativa.

Para responder essa pergunta mostre a sua ambição e que deseja crescer junto com a empresa.

5 – Por que você quer este trabalho?

Agora vá mais fundo e não fale apenas sobre por que seria ótimo trabalhar para a empresa; fale sobre como a posição é perfeita para o que você espera realizar, tanto a curto como a longo prazo.

6 – Por que você quer deixar seu emprego atual?

Vamos começar com o que você não deve dizer, não fale sobre como seu chefe é difícil e nem fale sobre como você não pode se dar bem com outros funcionários, lembre-se não fale mal de sua empresa atual. 

Em vez disso, concentre-se nos aspectos positivos que um movimento trará.

Fale sobre o que você deseja alcançar e o que você quer aprender e como você deseja crescer, sobre as coisas que deseja realizar; explique como uma mudança será ótima para você e para sua nova empresa.

7 – Que tipo de ambiente de trabalho você mais gosta?

Talvez você ame trabalhar sozinho, mas se o emprego para o qual está sendo entrevistado for em um call center, essa resposta não lhe servirá de nada.

Portanto, dê um passo para trás e pense no emprego ao qual você está se candidatando e na cultura da empresa (porque toda empresa tem um, seja intencional ou não).

Se um horário flexível é importante para você, mas a empresa não oferece, concentre-se em outra coisa e encontre maneiras de destacar como o ambiente da empresa funcionará bem para você.

8 – Qual é o seu estilo de liderança?

Esta é uma pergunta difícil de responder sem cair em banalidades, em vez disso, tente compartilhar exemplos de liderança. 

Diga: “A melhor maneira de responder a isso é dar a você alguns exemplos de desafios de liderança que enfrentei” e, a seguir, compartilhe situações em que você lidou com um problema, motivou uma equipe, superou uma crise. 

Explique o que você fez e isso dará ao entrevistador uma ótima noção de como você lidera. E, claro, permite que você destaque alguns de seus sucessos.

Lembre-se estar preparado fará com que você se destaque dentre os demais, mantenha a calma e se esforce para não perder a oportunidade de trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.