Blog de Empregos Gravataí

Dicas para melhorar seu currículo profissional
Empregos Gravataí - O que é Marketing Pessoal?

O que é Marketing Pessoal?

Construir uma carreira de sucesso pode não ser uma tarefa fácil e não basta apenas ser um bom funcionário e estar atento às tendências, você precisa ser visto e se destacar entre os demais.

E uma das melhores maneiras para se fazer isso é investindo no marketing pessoal.

Se você já é um bom profissional, assume grandes responsabilidades ou está começando e quer alavancar sua carreira, saiba como usar o marketing pessoal a seu favor, ele é essencial para ser reconhecido no mercado de trabalho.

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e não basta ter apenas qualificação técnica para se destacar profissionalmente. Você precisa ir mais longe. Com isso em mente, se você quer sair na frente, é hora de melhorar seu marketing pessoal.

O que é Marketing Pessoal?

O marketing pessoal é composto por um conjunto de estratégias que visam aprimorar suas características profissionais e pessoais.

Não se trata de criar um perfil falso, mas de destacar os aspectos que são mais relevantes sobre você e o trabalho que está desenvolvendo. Com as estratégias corretas de promoção pessoal, você poderá se destacar, independentemente da sua área de atuação.

O marketing pessoal é como uma estratégia para fortalecer a imagem e a reputação do profissional no mercado de trabalho. Quando aplicado corretamente, ajuda a gerar autoridade, transformando esses profissionais em referência em seu nicho.

Não adianta ser um profissional excelente, competente, pontual e eficiente se ninguém souber disso. É necessário que seus colegas, gerentes, fornecedores, clientes e outras empresas também conheçam e valorizem suas capacidades.

E é nesse ponto que deve entrar o marketing pessoal.

Por meio de diversas técnicas, como produção de conteúdo, participação em eventos e o desenvolvimento de um bom networking, é possível criar uma imagem diferenciada e influente no mundo corporativo.

E ao contrário do que o bom senso pode dizer, essa estratégia não se limita apenas aos freelancers ou à procura de emprego. Qualquer profissional, mesmo que já tenha emprego, pode se beneficiar do marketing pessoal.

Mas, não estamos falando sobre inflar o ego ou vaidade pessoal. O marketing pessoal trabalha com características reais, a fim de destacar positivamente os valores e potenciais das pessoas.

Por que investir em marketing pessoal?

Imagine a seguinte situação: Mariai é uma empresária com vasta experiência técnica.

Há anos ela busca qualificações para alcançar melhores resultados em seu negócio e desenvolveu habilidades importantes para sua posição no mercado. No entanto, ela não conseguia se destacar profissionalmente entre tantos outros profissionais de sua área.

Com o tempo, ela percebeu que havia outros profissionais no mesmo nível profissional que ela, ou mesmo com menos habilidades do que ela e que podiam chamar mais atenção para si próprios. Tudo isso graças ao que fizeram com suas imagens pessoais.

A Maria que acabamos de apresentar é um personagem fictício, mas ela representa muitas pessoas reais.

Utilizamos essa história apenas para mostrar que, mais do que qualificação técnica, é importante vender sua própria imagem.

O mercado de trabalho está repleto de grandes jogadores em todos os segmentos e, para se destacar, é preciso mostrar porque você se destaca entre seus concorrentes.

Com o marketing pessoal, cada profissional é capaz de desenvolver a sua imagem pública, tornando-a cada vez mais apelativa para os futuros empregadores.

E para os empresários, o investimento em promoção pessoal deve estar ainda mais presente. Como diz o ditado: “você nunca tem uma segunda chance se causar uma boa primeira impressão”!

O que você transmite nas suas redes sociais, no seu local de trabalho e no dia a dia dizem muito sobre você. Por isso é importante investir em ações para criar um bom portfólio, por exemplo, você pode reunir os seus melhores trabalhos, ações que tenha feito, reúna tudo que poderá chamar atenção positivamente para você.

Crie uma apresentação profissional para você, reúna além do currículo e do seu portfólio uma apresentação profissional. Nesta apresentação, que poderá ser um arquivo, concentre-se em resumir sua jornada de trabalho, destacar pontos positivos, o que te fez chegar até aqui, cite suas formações e suas habilidades.

O marketing digital pode ser implementado de várias formas. Os resultados dependem somente do nosso esforço, e pode ser um ponto extremamente positivo para a sua carreira profissional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *