Blog de Empregos Gravataí

Dicas para melhorar seu currículo profissional
Empregos Gravataí - Dicas para criar seu currículo

Dicas para criar seu currículo

Em um mercado de trabalho cada vez mais qualificado e competitivo, é essencial saber como formular um currículo perfeito. Com um currículo atraente suas chances aumentam consideravelmente para ser recrutado em uma entrevista de emprego.

Para conseguir derrubar os concorrentes é preciso seguir algumas regras básicas que irão fazer você se destacar, regras essas que se aplicam aos que estão buscando seu primeiro emprego, quem já está inserido no mercado de trabalho ou aqueles que estão à procura. 

Nós da Empregos Gravataí vamos te ajudar com algumas dicas visando sempre a maneira de você se destacar no mercado de trabalho.

Confira abaixo e monte seu currículo seguindo a ordem e o roteiro a seguir.

Layout do Currículo

Separar o currículo em tópicos e ser objetivo facilita muito a leitura, não existe uma regra sobre quantidades de páginas, acredita-se que até duas páginas seja o suficiente para transmitir o desejado.

Um currículo muito longo e sem objetividade não se destaca.

Quanto à fonte da letra a ser usada, você pode escolher entre Arial e Times New Roman, que facilitam na hora da leitura, os títulos podem ser colocados em uma fonte dois números maiores do que o resto do texto e também em opção negrito. Não use gírias ou abreviações e faça mais de uma revisão antes de entregar seu currículo.

Na hora de salvar, opte sempre pelo formato em PDF, e salve o arquivo como (currículo de escreva seu nome), evite salvar com nomes aleatórios. Se seu currículo for impresso, utilize uma folha A4 na cor branca

Dados Pessoais

O essencial para constar neste tópico são: Nome completo, CPF, data de nascimento, número de telefone, e-mail, endereço de residência e alguma rede social, se desejar.

O LinkedIn seria a melhor opção por ser uma plataforma voltada à apresentação profissional.

Objetivo

Seu objetivo deve ser descrito de forma simples e direta. Não minta e procure usar no máximo duas frases. Confira alguns exemplos e adapte a sua necessidade.

Em busca do meu primeiro emprego na área (colocar área aqui), procurando desenvolver e melhorar meus conhecimentos, visando sempre crescer junto com a empresa.

Desejo uma nova oportunidade de experiência para mostrar meus conhecimentos em favor da empresa.

Formação

Este tópico deverá constar sua escolaridade e grau de ensino e se está completo ou em andamento.

Para descrever seus cursos ou formações sempre colocar do mais antigo para o mais recente e siga esta ordem: – modalidade do curso. – instituição.

Período do curso (concluído ou em andamento). Exemplo: Engenharia – Ulbra (Gravataí/RS) – 2019 (em curso) para curso em andamento ou para concluído Engenharia – Ulbra (Gravataí/RS) – 2016 a 2020.

Experiência Profissional

Aqui deverá constar suas experiências profissionais, coloque as mais relevantes e as mais recentes, também seguindo a ordem da categoria formação, do mais antigo para o mais recente. Para descrever esse campo do seu currículo siga esta ordem:

Nome completo da empresa onde trabalha ou trabalhou. – Período em que trabalhou nesta empresa ou se ainda está empregado. – Breve descrição sobre a empresa. – Cargo ou função ocupada. – Atividade exercida.

Seguindo essas dicas você terá um currículo de sucesso que se destaca entre os demais.

Lembre-se que o currículo será o primeiro contato que o empregador terá com você, então seja o mais direto e objetivo possível, seja sincero e não minta no seu currículo, você pode ser descoberto na hora da entrevista e acabar perdendo sua vaga.

Não coloque sua pretensão salarial, o empregador pode te descartar pelo valor colocado, muitas empresas já colocam o valor junto a disposição da vaga a ser preenchida, deixe esse assunto para ser discutido na entrevista.

Pense no currículo como um resumo da sua jornada profissional, em tudo o que passou até aqui e aonde deseja chegar. 

“Atrás de cada currículo uma linda história a ser contada”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.