Blog de Empregos Gravataí

Dicas para melhorar seu currículo profissional
Veja como aplicar a gamificação corporativa

Veja como aplicar a gamificação corporativa

A gamificação corporativa é uma maneira de trazer o lúdico para as ações de sua empresa, tornando a comunicação mais divertida e diversificada, e possibilitando que os colaboradores tenham uma visão mais ampla da empresa.

Para uma companhia de licenciamento ambiental, a gamificação corporativa pode ser uma maneira de melhorar o relacionamento com os colaboradores, tornando o ambiente de trabalho mais agradável.

Os jogos são um dos elementos mais comentados da atualidade, seja por conta das inovações tecnológicas trazidas pelos video-games ou pelo retorno ao ambiente analógico com jogos de carta e de tabuleiro, essas ações fazem parte do dia a dia das pessoas.

Hoje, existem grupos que se reúnem para explorar novos e diferentes jogos, entendendo mecânicas diferenciadas para a solução das dificuldades que o game propõe.

Para as empresas, esse é um modelo muito interessante de criar um engajamento maior entre os funcionários, possibilitando que a produtividade da empresa siga em crescimento sem prejudicar o clima organizacional.

Por isso, muitas empresas de calibração de equipamentos acabam buscando na gamificação uma maneira de aumentar sua produtividade, otimizando os contatos realizados com seus colaboradores.

Quanto mais um grupo de funcionários se sente integrado à empresa e se diverte com ações de gamificação, maior é a chance de ele trazer resultados mais positivos para a companhia, desejando trabalhar com estes elementos.

É importante frisar que a gamificação corporativa não depende do conhecimento de jogos para ser executada, uma vez que ela pode ser aplicada de diferentes maneiras e nem sempre estão relacionadas a um “game” especificamente.

Além disso, é preciso entender que a gamificação não é o ato de levar jogos para o ambiente de trabalho, e sim tornar atividades relacionadas a ele mais parecidas com um jogo, identificando ações que podem ser tomadas para esse tipo de fim.

O foco nessas ações é justamente para tornar as atividades mais divertidas e leves, possibilitando que seus colaboradores se sintam motivados a praticar cada vez mais exercícios nesses moldes.

Assim, sua fábrica de torre de resfriamento industrial pode se tornar muito mais produtiva através de ações de gamificação, conquistando uma qualidade maior no tipo de trabalho executado por seus colaboradores.

O que é gamificação?

Também conhecida como ludificação, esse termo é relativamente recente, embora o conceito de aplicar mecânicas lúdicas para ações corporativas não seja nenhuma novidade.

Desde os anos 80, pesquisadores trabalhavam esses conceitos, ainda que não houvesse um termo específico para eles. Desde então, diversas teorias têm sido aplicadas para tornar a gamificação mais presente nas empresas.

Os jogos podem ser um excelente suporte para treinamentos e mentorias, e alguns são utilizados até mesmo no ensino tradicional, ajudando os alunos a entenderem conceitos básicos de diversas disciplinas, como:

  • Matemática;
  • História;
  • Geografia;
  • Artes.

Entre outros elementos da educação que são muito favorecidos pela gamificação, tornando o momento de estudar mais divertido e interessante para os alunos, gerando assim um interesse genuíno nos tópicos apresentados.

Em empresas de misturadores industriais, diversos treinamentos podem ser gamificados, possibilitando uma interação maior entre os funcionários e a equipe de gestão.

Aplicando a gamificação corporativa

Agora que você conhece um pouco mais sobre a gamificação, é hora de identificar como esse tipo de ação pode mudar os treinamentos de sua empresa e sua aplicabilidade como ferramenta de trabalho.

Vale lembrar que cada companhia é única no mercado, e muitas vezes essas ações acabam tendo resultados completamente diferentes para duas empresas distintas, ainda que ambas estejam em um mesmo segmento de atuação.

Isso acontece porque parte da gamificação é lidar com pessoas, e você deve identificar se esse tipo de estratégia funciona corretamente com sua equipe para conseguir extrair resultados melhores com eles.

Dessa forma, adaptar esses conceitos a sua realidade acaba se tornando uma ferramenta importante de trabalho para a gamificação, possibilitando um resultado muito mais expressivo para suas ações em uma empresa de sistema de análise de vibração.

Sentimento de vitória

Com a gamificação, você consegue transformar as ações em desafios, que trazem um sentimento prazeroso de realização quando são completados. Esse é um dos principais elementos da gamificação.

Muitas pessoas jogam jogos para conseguir vencer os desafios impostos por eles, que inicialmente parecem muito complicados e até mesmo impossíveis. Entretanto, com estratégias diferentes e aplicações adequadas o jogador consegue superá-lo.

Dentro da gamificação corporativa, esse tipo de ação se torna ainda mais relevante, uma vez que ele possibilita uma série de testes em novas estratégias que podem ser úteis para o dia a dia da empresa de injeção plástica.

Para criar um sentimento favorável com esse tipo de ação, é preciso que aqueles que estão criando a gamificação pensem em mecânicas que reforcem esse tipo de sentimento, criando desafios difíceis, mas possíveis.

Um desafio complexo demais pode acabar prejudicando a ação, causando um efeito de desistência entre os colaboradores. Você deve deixar esse processo de vitória como uma conquista a ser adquirida.

Dessa maneira, você otimiza a forma como esse tipo de ação é executada e garante um resultado de qualidade em suas ações de gamificação.

Criação colaborativa

Outra parte importante da aplicação da gamificação em sua estratégia corporativa é trabalhar de forma colaborativa. Esse é um elemento muito visto em jogos online, onde são criadas comunidades de jogadores.

Essas comunidades, ainda que se iniciem como grupos de fãs do jogo, acabam ajudando a empresa desenvolvedora a entender as mecânicas que mais agradam e as que precisam ser modificadas, trabalhando em conjunto com os jogadores para criar novos conteúdos.

Para as empresas, esse conceito se aplica de forma similar. Quanto mais você ouve seus colaboradores a respeito das ações de gamificação que está fazendo em sua empresa de inspeção NR 13, melhores elas se tornarão com o tempo.

A comunicação com os participantes da atividade é fundamental para que você consiga construir uma ferramenta de qualidade em suas ações, e fortaleça ainda mais a gamificação corporativa em sua empresa.

Esse tipo de ação também é uma demonstração de valorização para seus colaboradores, uma vez que você mostra que a opinião deles tem valor e de fato gera mudanças positivas em suas ações.

Dessa maneira, o clima organizacional da empresa acaba ficando ainda mais forte, com trabalhadores empolgados em participar desse tipo de ação.

Produtividade com prazer

A ideia de gamificação busca encontrar uma maneira que seja divertida e descontraída de aplicar treinamentos e outras ações que possam impactar diretamente a empresa. Por isso, é preciso que esse tipo de ação seja prazerosa.

Por conta disso, criar um ambiente controlado e pensar em questões de storytelling e mecânicas de jogo interessantes são a base desse tipo de ação. Quando você faz o profissional se sentir bem realizando a atividade, acaba melhorando ainda mais essas práticas.

Um trabalho de qualidade deve levar em conta a diversão que os colaboradores terão ao realizar a atividade, mas sem deixar de se focar no que está tentando ser apresentado com o conteúdo em sua empresa de válvulas de segurança.

Não esqueça que, além de um jogo, uma ação de gamificação é utilizada para apresentar conceitos e práticas do ambiente de trabalho, que devem ser fixadas na mente de seus colaboradores.

Essas ações ajudam a identificar melhor o que pode ser realizado dentro da empresa, bem como que tipo de jogo pode ser usado como base para criar as ferramentas necessárias para seu trabalho.

Uma boa relação é construída com base nesse tipo de suporte, fundamental para estruturar as ações de sua empresa e conseguir aproveitar ao máximo o conceito da gamificação corporativa.

Pontuação e premiação

Muitas pessoas buscam vencer os jogos por conta de premiações e por verificar a pontuação no final da atividade. Esses conceitos podem ser utilizados na gamificação corporativa, para incentivar os colaboradores a participar.

Uma medalha quando o profissional completa o jogo, ou mesmo um placar de pontuação é uma ótima maneira de usar esse tipo de ação e trazer mais resultados para a empresa.

Tenha cuidado, entretanto, em não deixar pessoas com pontuações mais baixas desanimadas, uma vez que o propósito desse tipo de ação é justamente criar um ambiente mais divertido para a empresa.

Considerações finais

A gamificação pode ser um excelente meio de tornar mais dinâmico e divertido uma série de ações da companhia, possibilitando uma atenção maior ao tipo de treinamento que você deseja criar.

Por isso, é importante conhecer alguns dos itens essenciais desse modelo de ação para garantir que a empresa terá toda a possibilidade de utilizar jogos como base de atividades importantes para o desenvolvimento da mesma.