Um plano de ensino eficiente pode capacitar os seus colaboradores a fim de que se obtenha um aperfeiçoamento dos conhecimentos da empresa ou se adquiram novos.
Uma equipe treinada com conhecimentos alinhados aos objetivos da marca pode ser uma grande vantagem competitiva, qualificando seus profissionais no segmento.
Entretanto, é necessário possuir um plano de ensino qualificado e que realmente ensine os seus profissionais para que eles adquiram os conhecimentos necessários na empresa. Não sabe como aprimorar os seus treinamentos internos? Continue lendo.
O que é educação corporativa?
A educação corporativa é a gestão das pessoas de uma empresa onde conhecimentos devem ser adquiridos e habilidades devem ser desenvolvidas a fim de um aprimoramento no contexto organizacional.
Um treinamento vai muito além da capacitação de um profissional e a qualificação da sua mão de obra.
Isso significa analisar as necessidades da empresa como um todo para que assim se possa aperfeiçoar as competências de seus colaboradores de acordo com as fraquezas e forças do negócio.
Quando uma empresa identifica as habilidades de cada profissional e analisa os pontos fortes e fracos de cada um, é possível oferecer cursos e treinamentos que o capacitam em determinadas áreas, fortalecendo o profissional e consequentemente a própria empresa.
Em resultado disso, o negócio obterá uma equipe de profissionais qualificados que produzem produtos ou serviços de alta qualidade, sendo esse um diferencial para o seu negócio.
Por exemplo, se você possui uma empresa prestadora de serviços de segurança do trabalho, você pode oferecer cursos específicos referente a utilização de EPIs (equipamento de proteção individual).
Existe ainda a possibilidade de cursos referentes aos cuidados com elementos que possuem correntes elétricas ou um treinamento para a prevenção de acidentes, atividades em caso de incêndio, entre outros.
Existe uma infinidade de cursos e treinamentos que podem ser oferecidos para capacitar ainda mais os seus profissionais.
Quais são os objetivos da educação corporativa?
A educação corporativa tem como objetivo a melhoria da sua organização através da capacitação dos seus funcionários.
Ou seja, através de uma análise aprofundada de SWOT, que é uma ferramenta do marketing que identifica os pontos fortes e fracos da sua empresa e também de seus concorrentes e a situação macro do mercado.
É possível identificar os pontos a serem melhorados e aqueles que se tem como vantagem sobre o mercado. Visto isso, a empresa pode formular treinamentos que capacitam os seus funcionários para uma melhoria organizacional, a fim de alcançar o crescimento da empresa.
Por exemplo, se você possui uma empresa prestadora de serviços ambientais, é possível analisar o mercado e os pontos fortes e fracos da sua empresa.
Fornecer treinamentos aos seus funcionários para que eles se capacitem e melhorem a qualidade dos seus serviços.
Esse treinamento tem como finalidade a melhoria da empresa, já um curso normal tem apenas como finalidade passar algum conhecimento específico, sem uma intenção organizacional por trás.
Qual é a importância da educação empresarial?
A finalidade do treinamento e de um bom plano de ensino corporativo é justamente o crescimento dos colaboradores e das instituições.
Dessa forma, não só os funcionários obtêm uma maior gama de conhecimento, como as empresas crescem com eles e, consequentemente, a sociedade como um todo inova e evolui.
Além disso, a educação corporativa tem a capacidade de trazer pessoas de fora da empresa para dentro da estratégia da organização. Dessa forma, pode-se incorporar clientes, fornecedores, entre outros fatores para o negócio.
Por exemplo, se você possui uma empresa de consultoria agronegócio e dentro dela, possui uma equipe parceira de consultoria ambiental, você pode fornecer treinamento para ambas as partes, mesmo que a área de ambientalismo não esteja diretamente ligada ao seu negócio.
Essa equipe pode fortalecer os seus conhecimentos em relação ao assunto abordado na educação e na sua empresa, se tornando um componente mais forte para o seu negócio no futuro.
É possível criar parcerias para continuar evoluindo e somando forças com outras equipes que possuem conhecimentos especializados, fornecedores e possíveis clientes.
Dessa forma, a equipe contratada no caso pode fornecer treinamentos para a sua empresa também. Os assuntos podem ser diversos, como consultoria ambiental orçamento, formas de melhorar o meio ambiente no seu negócio, entre outras.
Com isso, o processo de educação corporativa pode criar um crescimento empresarial sustentável para o longo prazo.
Qual é a diferença entre treinamento e educação corporativa?
Embora essas palavras pareçam sinônimos, elas possuem significados bem diferentes. Existem muitas diferenças entre o treinamento tradicional e a educação corporativa. Dentre elas, as principais são:
- Público-alvo;
- Objetivos;
- Duração;
- Modelo de aprendizagem.
Existem muitas diferenças entre ambos os meios de aprendizagem, e alguns deles pode-se ver a seguir.
Público-alvo
Uma das grandes diferenças entre o treinamento e a educação corporativa é o público-alvo.
O direcionamento de cada ensino é diferente. Enquanto o treinamento é voltado apenas para o funcionário direto da empresa, a educação corporativa pode abranger tanto os funcionários da instituição como fornecedores, parceiros e até clientes.
Objetivos
Os objetivos de ambos os ensinos também mudam. Onde o treinamento possui como objetivo o desenvolvimento individual de cada pessoa, sem necessariamente um impacto no negócio como um todo.
Já a educação corporativa é voltada para a análise dos pontos fortes e fracos de uma empresa, para então fornecer treinamentos que capacitam seus funcionários e aqueles ligados à ela, a fim de uma melhor organização geral.
Por exemplo, uma empresa que fornece serviço de portaria pode realizar treinamentos de abordagem e defesa aos funcionários, mas com a educação corporativa ela também pode fornecer defesa pessoal aos moradores dos condomínios.
Esse meio de ensino pode criar um diferencial para a sua empresa, além de criar uma cadeia sustentável.
Duração
Enquanto o treinamento visa o curto prazo para o desenvolvimento de uma habilidade específica para uma função específica, a educação corporativa visa o longo prazo, a fim de que funcionários e empresa se alinhem para um crescimento em conjunto.
Por exemplo, se uma empresa precisa realizar um treinamento nr10 online porque existe um trabalho específico que necessita desse conhecimento, então ele é um treinamento tradicional.
Entretanto, se esse mesmo treinamento for realizado após a empresa analisar seus pontos fracos e obter como conclusão uma deficiência em seu conhecimento de nr10, visando então melhorar sua organização com esse treinamento, então ele é uma educação corporativa.
Modelo de aprendizagem
O modelo de aprendizagem também é alterado nas duas formas de ensino. Isso acontece porque o treinamento é mais passivo e necessita apenas do conhecimento teórico com uma prática rápida e direta.
Já a educação corporativa visa a prática, onde o aluno deve aprender de forma atuante para uma melhor assimilação e confecção.
Como em um escritório de contabilidade abertura de empresas especializado em novos empreendedores que acabaram de entrar no mercado e começar o seu negócio.
Esses empreendimentos precisam de um treinamento de contabilidade especializado em negócios, mas de fácil entendimento para iniciantes.
Em um treinamento tradicional, o ensino seria bem teórico e sem muita prática, visando o aprendizado para que seja colocado em prática apenas no começo do negócio, enquanto ainda não se consegue um segundo funcionário para administrar as finanças.
Já na educação corporativa, o empreendedor estaria focado na prática e na teoria, a fim de melhorar o seu negócio nessa área e continuar crescendo mesmo depois, inserindo formas de decisões financeira mais inteligentes para o futuro da empresa.
Como implementar a educação corporativa?
Da mesma forma que uma empresa enfrenta processos para começar o seu negócio, como conseguir um certificado digital a1 CPF, para depois começar a vender, lucrar, entre outros, ela também enfrenta passos para a implementação de uma educação corporativa.
Entre eles, pode-se citar:
- Identificação de metas;
- Análise SWOT;
- Conteúdos de ensino;
- Na prática;
- Acompanhamento.
Esses passos são fundamentais para o crescimento da sua empresa. Antes de tudo, é necessário entender quais são as metas da sua empresa, qual é o seu objetivo e quais são as ações necessárias para o alcançar.
Após essa compreensão, é possível visualizar dentro da empresa e fora dela os seus pontos fortes de fracos. Esses são realizados através de uma análise de marketing chamada SWOT.
Ao identificar esses pontos, é possível montar conteúdos de ensino especializados nas características a serem melhoradas e incentivadas.
Com a análise do conteúdo a ser abordado, basta realizar os treinamentos, e eles podem ser feitos tanto com os seus funcionários como com os seus fornecedores, clientes, entre outros, a fim de um crescimento conjunto.
Entretanto, a educação corporativa não acaba quando a aula termina. É necessário um acompanhamento para observar se os conhecimentos foram absorvidos.