Ser um gestor inovador nos dias de hoje pode até parecer algo difícil para alguns, principalmente para quem está começando nessa função a pouco tempo e não sabe como se portar em meio a tantas novidades que surgem a todo o momento no mundo.
Um gestor é aquele que gerencia toda uma equipe e setor da empresa, é ele quem cuida das pessoas e também dos processos, garantindo que tudo esteja alinhado e da maneira correta para bons resultados. As empresas contam com um gestor para cada área, como:
- Atendimento;
- Produção;
- Jurídico;
- Financeiro;
- Marketing;
- Comunicação;
- Recursos Humanos;
- Logística;
- Entre outros.
Em alguns casos, dependendo do tamanho da área e da empresa, é possível que alguns setores contem com mais de um gestor, o que também é uma ótima ideia, pois assim, uma pessoa só não se sente sobrecarregada com todo o trabalho e as demandas.
Quando falamos de inovação, nos referimos a algo atual, não a algo que já passou, afinal de contas, ainda vivemos em um mundo onde inovações surgem todos os dias e isso sempre traz novidades positivas para a maioria das pessoas.
Dentro de uma empresa de diligenciamento, por exemplo, o gestor é aquele que precisa estar ciente de todos os processos que são realizados na área e do perfil de cada um dos colaboradores de sua equipe, isso para que ele consiga fazer, de fato, uma boa gestão.
O significado da palavra inovação nada mais é do que coisa nova, ou seja, a inovação gira em torno de novidades, de coisas que chegaram na sociedade e no mercado com uma promessa completamente diferente, mas que trouxeram ótimos benefícios.
Por exemplo, as redes sociais são provas de inovação, pois chegaram como algo completamente diferente do que já estávamos acostumados, mas mudou o nosso mundo para melhor, pois hoje, com elas, tudo se tornou mais rápido, eficiente e acessível.
O conceito de inovação está cada vez mais presente no mundo nos últimos anos, inclusive dentro do meio empresarial, incentivando as empresas a criarem novos modelos de negócios, processos e, inclusive, gestão.
O gestor inovador de uma empresa de portaria terceirizada, por exemplo, é aquele que sempre pensa em maneiras diferentes de se fazer os processos do dia a dia e ajudar seus colaboradores a darem o seu melhor em suas devidas funções.
Entretanto, para quem a exerce essa função há muito anos e de uma forma um tanto quanto tradicional, ou até mesmo para quem topou abraçar esse desafio a pouco tempo, ser um gestor inovador pode parecer um bicho de sete cabeças para alguns.
Pensando nisso e em maneiras diferentes de te ajudar nesse processo, hoje você irá conferir algumas dicas para que consiga ser um gestor inovador e ainda assim operar uma ótima gestão de pessoas dentro do seu setor.
Práticas que ajudam a implementar a inovação
Para se tornar um gestor inovador, é preciso muito mais do que apenas entender o que é inovação, é preciso ação e atitudes que façam isso ser real. Sendo assim, confira abaixo as principais práticas que te transformar em um gestor inovador, confira:
Incentive o estudo e a aprendizagem
O primeiro passo é justamente incentivar a busca por conhecimento, pois é ele que fará toda a diferença dentro de uma Empresa de gerenciamento de obras ou até mesmo na carreira de um estagiário dentro do setor em questão.
Como costumam dizer, o conhecimento é a última coisa que conseguem tirar de você, por isso, vale a pena incentivar os seus colaboradores a lerem livros, fazerem cursos e buscarem por informações que façam eles serem cada vez melhores em suas funções.
Esteja atento às atualidades do mundo
Outro ponto muito importante para que um gestor se torne inovador, é estar atento às atualidades do Brasil e do mundo, pois uma pessoa antenada às notícias é uma pessoa moderna, ativa e que está sempre com uma pauta na ponta da língua para discussão.
Para isso, você pode usar aplicativos de notícia em seu celular, que lhe enviem notificações ou até mesmo assinar a newsletter de seu jornal favorito para começar o dia antenado com o que está acontecendo no mundo e como isso pode afetar o seu trabalho.
Domine os processos feitos no dia a dia
Um gestor precisa dominar os processos de sua área, pois isso significa que ele está em uma alta posição por realmente saber o que faz, o gestor que implementa uma automação residencial áudio e vídeo é um gestor que mostra merecer o seu posto.
Além disso, o fato desse gestor dominar os processos do dia a dia, ajuda na resolução de problemas que podem surgir durante a rotina e ainda incentiva outros colaboradores a verem a trajetória de seu gestor como uma inspiração para as suas.
Promova desafios para os seus times
Os desafios tendem a ser desconfortáveis, é algo completamente normal, afinal de contas, eles nos colocam em um patamar diferente e fora do que estamos acostumados, mas é justamente isso que faz com que os funcionários deem o seu melhor.
Por isso, para ser um gestor inovador, é preciso que você se preocupe em tirar os seus colaboradores de suas zonas de conforto, oferecendo e propondo desafios que façam com que eles se sintam desconfortáveis, mas será para o seu próprio bem.
Traga novas ideias e conceitos
E o que seria de um gestor inovador, se ele não trouxesse novas ideias e conceitos para uma empresa, não é mesmo? É através de uma boa ideia, que o gestor de um distribuidor de equipamentos de proteção individual consegue transformar o mercado.
Ideias diferentes e que recebem até mesmo aquela sensação de missão impossível, tendem a ser as ideias mais inovadoras do espaço e as que prometem mudar todo o cenário para melhor e, de fato, mudam.
Essas são algumas das inúmeras práticas que existem no mercado e que podem te inspirar no processo de mudança em prol de um perfil de gestor inovador, que sempre traz novidades e mudanças positivas para suas equipes.
Dicas de como fazer uma melhor gestão de pessoas
E por falar em gestão e equipes, não há como finalizar esse conteúdo sem mencionar a importância de atitudes que visem uma melhor gestão de pessoas, e não apenas de processos que ajudam no aumento dos resultados.
Todo e qualquer tipo de negócio é formado por pessoas, não é à toa que existe um treinamento de NR12 para os novos funcionários de uma empresa, pois as pessoas não aprendem tudo de forma automática como as máquinas e os robôs.
Entender isso pode parecer algo clichê e óbvio, mas é extremamente importante para que os gestores se deem conta de que não trabalham apenas com máquinas, sistemas e ferramentas, mas com seres humanos.
É impossível ser um líder inovador e desumano, é impossível ser um líder que preza pela implementação de novas tecnologias na empresa, mas não consegue ter o mínimo de empatia por um colaborador que faltou ao trabalho por problemas de saúde.
Sendo assim, é preciso que as práticas que mencionamos acima andem alinhadas e em paralelo com práticas de uma gestão humana e personalizada para os seus colaboradores. Pensando também nisso, selecionamos algumas dicas para te ajudar, confira: