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Como evoluiu a gestão moderna?

Como evoluiu a gestão moderna?

É a gestão moderna que mexe com as companhias atuais foco a um futuro de sucesso, e esse tipo de administração vai muito além de apenas um bom investimento em novas tecnologias.

Ser reconhecida como uma empresa moderna funciona como um selo perante todo o mercado. É um modo de atestar a maneira com que os processos são guiados e de reforçar o próprio employer branding.

Para responder a dúvidas como o que significa implementar uma gestão moderna, quais as habilidades necessárias para isso e qual a importância das práticas atualizadas de administração de pessoas e processos, trouxemos este artigo.

O que é gestão moderna?

Trata-se de um mix de métodos, ferramentas e teorias de administração de empresas, que dita como guiar uma companhia no presente e a prepara para o futuro.

Isso enriquece os processos e fortalece as estruturas, de forma que empresas de consultoria tributária conseguem alcançar seus objetivos, encantar clientes e reter talentos. 

O modelo de gestão moderna surgiu no final da década de 1930, durando até 1960. Esse pensamento tem como diferencial o fato de considerar as pessoas que fazem parte do negócio e que constroem os ambientes organizacionais.

O fato é que não existe um conceito propriamente dito para o modelo de gestão moderna, e sim, abordagens e teorias que podem ser aplicadas de forma isolada ou em conjunto.

A abordagem quantitativa envolve dados, estatísticas e técnicas matemáticas que são usados na solução de problemas complexos. Trata-se de um modelo que se baseia em Business Intelligence, automação, projeção de vendas e uso de sistemas de informação.

A abordagem de contingência assume que não existe um método único, pois cada empresa varia em tamanho, estilo de liderança e tecnologia.

Já a abordagem sistemática assume que a organização funciona como um ecossistema de diversos setores, processos e componentes. Sua empresa de coleta de resíduos deve saber que nesse caso tudo é dividido considerando questões, como:

  • Entradas;
  • Processos de transformação;
  • Saídas;
  • E feedbacks.

Segundo um artigo da Harvard Business Review, antes os gestores costumavam ser selecionados com base em sua capacidade de gerenciar e avaliar o desempenho de colaboradores que poderiam fazer um conjunto de tarefas.

Porém, nos dias de hoje, o papel do líder é outro, refletindo na gestão de negócios. Essa mudança aconteceu e ocorreu por conta de 3 tendências: a normalização do trabalho remoto, a automação e mudanças nas expectativas dos colaboradores.

Um estudo da McKinsey avaliou os pontos-chave por trás de uma empresa do futuro e mostra que existem outras tendências que estão mudando as regras de gestão, como:

  • Mais conectividade;
  • Automação completa;
  • Menores custos transacionais;
  • Mudanças fundamentais na sociedade.

Perceba a importância de empresas de montagem industrial considerarem essas tendências para a condução da gestão em um mercado altamente competitivo.

Quais são os desafios da gestão moderna?

Ao buscar por uma gestão empresarial moderna, uma empresa enfrenta vários desafios que impedem a transformação completa das operações.

Não são todas as companhias que conseguem modernizar seus planos de gestão e adotar uma cultura de inovação em todos os fatores do negócio.

Bem-estar e felicidade dos funcionários

Um grande desafio para as empresas modernas é promover o bem-estar, a saúde e a felicidade dos colaboradores. As companhias devem prezar pelo equilíbrio saudável de demandas, promovendo um work-life adequado não sobrecarregando os indivíduos.

Monitoramento e aumento da produtividade

Fabricantes de corrimão sabem que todas as empresas bem-sucedidas têm uma coisa em comum: o nível de produtividade dos colaboradores.

Um estudo da HBR trouxe a confirmação de que as melhores empresas são 40% mais produtivas que as demais.

Porém, não são todas as empresas que conquistam isso, então rastrear e melhorar a produtividade da equipe continua sendo um dos principais desafios.

Entre as iniciativas das organizações nesse sentido estão os investimentos em sistemas de gestão e tecnologias que possibilitam que se acompanhe as entregas e se estabeleça métricas de monitoramento.

Criar e moldar a cultura organizacional

Dados da Applaud mostram que 43% dos líderes de RH consideram que manter viva uma cultura organizacional forte é o maior desafio que encontram.

Esse elemento é essencial, pois a cultura é um dos principais impulsionadores do engajamento e da produtividade.

Manter uma cultura alinhada ao ritmo dos objetivos organizacionais é um desafio até para os negócios que adotam o modelo anywhere office. 

Aqui, existem outros esforços envolvidos que vão além da atuação do RH e contam com o auxílio dos gerentes, como em uma empresa de spda.

Tecnologia e digitalização

A digitalização é uma forma das empresas sobreviverem no mercado. Principalmente depois da pandemia, as companhias que prosperaram são aquelas que adotaram um modelo de negócio digital.

É fundamental se instruir para procurar compreender exatamente quais são as precisões do seu negócio, assim como quais inovações encaixam em seus processos.

Habilidades essenciais de um profissional que atua na gestão 

Para virar propulsor de uma cultura de inovação e capaz de aplicar um modelo de gestão moderno na empresa, é necessário contar com um líder engajado, com habilidades singulares e um bom trato quanto à administração de pessoas.

Disciplina 

Trata-se do senso de dever no alinhamento das estratégias e ações operacionais em busca das metas estabelecidas e dos resultados.

Desenvolvimento de processos bem estruturados e automatizados

É importante ter conhecimento sobre Business Process Management (BPM) para estruturar processos ao longo da cadeia de valor da organização e promover a automação de tarefas em busca de mais otimização para sua loja de materiais elétricos.

Entendimento da jornada do cliente

Outro ponto é a compreensão do funil e do pipeline de vendas, buscando entender qual é a jornada do cliente ideal e quais estágios precisam ser considerados.

Assim é possível entender como o lead se torna um cliente, bem como as ações que podem ser realizadas para potencializar resultados.

Rapidez na entrega de resultados

Trata-se da implementação de metodologias e frameworks de gestão e operação, com o objetivo de agilizar as entregas de todas as equipes, como o Kanban, Scrum, Agile, etc.

Criação de soluções alinhadas à imagem da empresa 

É preciso entender as necessidades dos clientes e os valores da empresa, para que as soluções se encaixem dentro do esperado pelos consumidores.

Redução de desperdícios

Devem ser adotados métodos, de modo a mitigar desperdícios na etapa de produção, reduzindo os custos.

Identificação de falhas

Deve-se saber usar sistemas de tecnologia que possibilitem o monitoramento das entregas e o mapeamento dos gargalos operacionais, permitindo a identificação rápida de falhas para aplicar medidas de melhoria.

Capacidade de engajar e motivar pessoas

Um líder deve ser capaz de motivar seus subordinados. Mas promover engajamento não é só entender como unir a equipe presencialmente, e sim a composição de framework de trabalho que sintonize todas as responsabilidades e funções.

Sua empresa de gerador para eventos deve entender quais ferramentas podem ser aplicadas, como a implementação do feedback e do feedforward, organização das demandas, etc.

Uso da gamificação

É importante que um líder do futuro consiga conciliar as demandas diárias com as inovações possíveis.

A gamificação permite tornar o aprendizado mais lúdico e envolvente, de forma que os colaboradores realmente se aprofundem nas questões estudadas.

Promovendo a gestão moderna em sua empresa

A gestão de uma companhia é uma parte extremamente flexível, que deve se adequar ao seu modelo organizacional. Uma administração moderna precisa de alguns fatores-chave, como uma cultura inovadora, colaborativa, com base na tecnologia e nos dados.

Para isso, a comunicação deve ser aberta e ampla e as informações devem ser transparentes, sem silos corporativos. Líderes modernos não são simples chefes administrando por meio do medo, e sim, que motivam por meio da confiança.

Também é importante que a organização invista em treinamento e capacitação, identificando em seus colaboradores um ativo fundamental para seu crescimento.

A importância da cultura colaborativa na gestão moderna

O conceito de colaboratividade em uma empresa moderna, trata-se de transparência e confiança nos processos.

Nesse modelo, os líderes não confiam apenas em seus gerentes imediatos, e sim em toda a equipe. Se baseando em dados, é possível contar com todos os colaboradores na busca pelos objetivos organizacionais.

É dessa forma que líderes modernos incentivam os colaboradores a desenvolverem suas próprias ideias e depois compartilhá-las com o restante da equipe.

Sua empresa de ppci deve saber que os gestores modernos apreciam o trabalho em equipe e se esforçam para criar uma cultura de união e colaboração.

Considerações finais

O líder moderno tem um papel fundamental dentro das empresas, principalmente para garantir bons resultados.

Percebe-se que com a chegada das novas gerações ao mercado de trabalho, o avanço da tecnologia e o melhor acesso à informação, houve também uma mudança na forma de liderança de uma equipe.

Isso ocorreu porque os modelos de liderança tradicionais não têm mais surtido um efeito positivo.

O chefe que só sabe dar ordens tem perdido espaço para um modelo mais colaborativo de gestão. Como você viu neste artigo, o papel do líder moderno está muito mais focado em compartilhamento, reconhecimento e trabalho em equipe.