Blog de Empregos Gravataí

Dicas para melhorar seu currículo profissional
Veja como administrar a gestão de conflitos no ambiente de trabalho

Veja como administrar a gestão de conflitos no ambiente de trabalho

A gestão de conflitos é um processo interno nas empresas que é indispensável para um bom clima organizacional. Afinal, este é um importante indicador da qualidade das práticas de uma empresa.

Para que um ambiente organizacional seja produtivo e agradável, é muito importante que haja um bom e eficiente gerenciamento de conflitos internos.

E essa medida de gerenciamento de conflitos envolve boas práticas, como reconhecer a importância do capital humano e valorizá-lo. Com isso, os gestores podem motivar as equipes de uma empresa de qualquer tipo, e aumentar o engajamento dos funcionários.

Além disso, é preciso pensar em um plano estratégico para com os colaboradores, afinal, eles são uma peça-chave muito importante no clima organizacional e no engajamento em projetos.

Quanto mais envolvidos estiverem com a empresa, maior será o desejo de contribuir para o desenvolvimento do negócio. Por isso que a gestão de conflitos desempenha um papel muito importante nas organizações.

Neste artigo daremos as melhores dicas para fazer empresas gerenciarem melhor os conflitos e conquistarem um clima organizacional saudável.

A importância do clima organizacional

Antes de entender a importância do clima organizacional, é interessante entender o seu conceito. De forma bem simples e direta, o clima organizacional é como os colaboradores percebem o ambiente de trabalho em que estão.

Além de ter impacto individual e coletivo, a forma como o indivíduo vê a empresa em que trabalha está diretamente relacionada ao seu estado motivacional.

Tudo o que uma empresa faz, como instalar um projeto de sistema de alarme de incêndio, fornecimento de pausa para um lanche, sistema de pontos de horário, modo como os gestores se comunicam com as equipes, tudo afeta o clima organizacional.

Por isso os gestores precisam focar em cultura, valores, processos e procedimentos que sejam adequados e saudáveis para todos que compõem a empresa.

Só assim é possível garantir o bem-estar e a satisfação dos funcionários, e para determinar o clima organizacional de uma empresa, o ideal é fazer uma pesquisa para mostrar como os funcionários se sentem em relação a ela.

As pesquisas de clima também oferecem formas de promover melhorias e tornar as condições de trabalho cada vez mais confortáveis.

Diante desse conceito, não é difícil imaginar a importância do clima organizacional, que está diretamente relacionado à forma como os funcionários se comportam e se sentem em relação ao negócio.

Por isso, é muito importante ficar atento a esse aspecto e ter muito cuidado.

Causas comuns de conflitos no ambiente de trabalho

Os conflitos dentro de uma empresa podem surgir por diversos motivos, mas muitas vezes são decorrentes de divergências pessoais e profissionais, diferenças de opinião e outras questões que afetam diretamente o trabalho ou a equipe.

E obviamente, para gerenciar bem os conflitos e promover soluções, é importante conhecer os casos mais comuns na empresa, independentemente do ramo de atuação.

Logo, seja em uma empresa de limpeza de ar-condicionado ou em um escritório de advocacia, é essencial entender bem as coisas e procurar soluções o quanto antes.

Entre os principais motivos de conflitos no ambiente de trabalho, podemos destacar:

  • Competição insalubre;
  • Negatividade pessoal e coletiva;
  • Conflito dentro das equipes;
  • Desatenção;
  • Falta de comprometimento para realizar as atividades;
  • Baixa performance;
  • Falta de participação;
  • Desvalorização profissional.

Logicamente, esses conflitos podem trazer diferentes consequências negativas para a empresa se não forem administrados adequadamente. Dentre as principais consequências, a perda de produtividade é certamente uma das mais preocupantes.

A longo prazo, uma queda na produção pode levar a perdas financeiras significativas e até mesmo fechamento de empresas – algo que nenhum empresário deseja que aconteça.

Além disso, quando a administração não consegue superar com sucesso o conflito dentro do ambiente de trabalho na organização, os resultados podem trazer muitos prejuízos para a empresa, como:

  • Dificuldade em direcionar a empresa e os colaboradores;
  • Perda da boa reputação da empresa no mercado;
  • Inimizade entre equipes;
  • Ações judiciais contra a empresa.

Em outras palavras, não há nada de positivo em ignorar a gestão de conflitos no local de trabalho. Quanto mais cedo os gerentes de empresas de isolamento térmico, por exemplo, desenvolverem uma solução, menos danos serão causados ​​às organizações.

Como fazer uma gestão de conflitos?

Para fazer uma gestão de conflitos adequada na sua empresa é preciso seguir alguns protocolos importantes que listamos abaixo, confira.

Promova feedbacks diretos

Um dos principais benefícios do feedback é ajudar os outros a se desenvolverem. É uma recompensa por determinado gesto ou resultado obtido na execução de uma tarefa, podendo ser negativa ou positiva.

Mas é importante ressaltar que essa resposta deve ser sempre dada com um objetivo construtivo, visando o crescimento de quem vai ouvir.

E claro, o feedback direto é muito útil para resolver e prevenir conflitos entre as equipes. Afinal, a comunicação clara reduz as lacunas e ruídos de comunicação no diálogo interno.

Isso a torna, portanto, de grande importância para uma empresa de para-raios ou qualquer outro tipo de empresa.

Permaneça neutro

O gerenciamento de conflitos em um ambiente de trabalho é necessário porque o conflito surge de diferenças genuínas de opinião ou dificuldades de entendimento.

Portanto, os líderes devem criar um ambiente propício onde as pessoas possam discutir questões com facilidade, sem parcialidade ou emoções afloradas.

Isso torna mais fácil determinar o que eles pensam e por que eles querem certas coisas. Portanto, uma dica muito importante para uma empresa fabricante de painéis elétricos ou qualquer outro tipo de empresa é ser neutro em situações estressantes.

Ou seja, é muito importante saber gerenciar as próprias emoções nesses momentos e tentar evitar que alguém se sinta ignorado ou em desvantagem.

Quando as emoções são removidas das discussões, é possível chegar a acordos mutuamente benéficos.

Invista em uma boa comunicação

Falhas de comunicação podem afetar o andamento de todos os processos de trabalho em uma empresa e gerar ruídos e conflitos. Isso porque a transmissão de informações incompletas ou incorretas pode levar a atrasos, dificuldades e desgaste de pessoal.

Para garantir uma comunicação tranquila, bons recursos para troca de informações internas devem ser desenvolvidos. Esta é a base de uma gestão de pessoas eficaz em empresas de consultoria tributária ou em todas as empresas de todos os segmentos.

Invista em reuniões presenciais e use canais ou dispositivos tecnológicos para transferir dados com segurança. Assim, eventuais divergências podem ser evitadas e problemas recorrentes resolvidos.

Incentive a equipe

Um funcionário que não está motivado e não tem a devida consciência de seu trabalho ficará desanimado todos os dias, incapaz de realizar atividades em todo o seu potencial e até se estressar com coisas que não importam.

Ou seja, podendo até mesmo causar conflitos internos com outros colaboradores, e isso é algo que nem em empresas de monitoramento ambiental, nem em quaisquer outros tipos de empresas deve acontecer.

Ao perceber essa situação na empresa, é primordial que os gestores tomem providências imediatas e motivem a equipe para que se unam e eliminem os conflitos.

Ter uma conversa honesta com seus funcionários para descobrir onde estão os pontos problemáticos é uma boa medida, além de oferecer motivações para alce de metas, como:

  • Reconhecimento de conquistas coletivas e individuais;
  • Bonificações;
  • Brindes;
  • Flexibilidade de horários.

Essas são algumas dicas que podem motivar os colaboradores e promover um clima organizacional positivo para eles.

Promova a empatia

Um outro ponto muito importante que não se pode esquecer para gerenciar os conflitos é promover a empatia na empresa. Seja o primeiro a modelar a empatia e espalhar a prática por toda a sua empresa.

Pense sobre qual é a motivação por trás da atitude de algum colaborador e o que ele deseja. Em alguns casos, alguém pode estar lutando por direitos que não estão sendo respeitados, ou se defendendo do que acredita ser prejudicial.

Ao entender as motivações da outra pessoa e promover a empatia entre as equipes, você pode mudar o clima organizacional de forma positiva. Como resultado, todos ganham.

Sem contar que a empatia é algo que está acima de hierarquias, é sobretudo algo de humanidade, que é importante tanto para um distribuidor de câmeras de segurança como para um diretor de uma grande empresa multinacional.

Ou seja, todos devem exercer a empatia, independentemente do cargo em que ocupam. 

Faça atividades de integração

Muitas vezes os conflitos surgem devido a altas demandas e procedimentos de trabalho exigentes.

Dessa forma, há menos diálogo entre os funcionários, permitindo que dúvidas e dificuldades se acumulem. Por isso, é sempre importante fazer uma “pausa” e aliviar o estresse de todos.

Ou seja, é divertido conduzir eventos de integração onde todos possam conversar e se conhecer e conhecer melhor seus colegas. Esses eventos são sempre uma boa ideia para homogeneizar a equipe.

Considerações finais

Como vimos, os gestores precisam focar em estimular os colaboradores e se posicionar na gestão de conflitos no ambiente de trabalho, garantindo que todas as questões sejam resolvidas da melhor forma possível.

Além disso, deve prezar para que a harmonia permaneça constante no clima organizacional, então analise as dicas fornecidas neste artigo e tenha uma equipe eficiente e integrada.