Um trabalho feito a partir da colaboração de todos pode acabar chegando a melhores resultados, até por contar com o desempenho não apenas de só uma pessoa, mas sim da combinação de diversos indivíduos, cada um com suas características a serem destacadas.
Em vez dessa pluralidade de ideias ser vista como algo negativo, diante de um contraste de pensamentos, um ambiente colaborativo pode alcançar por melhores resultados, tudo graças à combinação a ser feita em cima de todos esses atributos especiais e únicos.
Não à toa isso se trata de algo a ser incentivado até mesmo no ambiente escolar, onde a sociabilidade entre as crianças é estimulada tanto para que elas possam melhorar o seu desempenho, assim como alcançar melhores resultados em relação aos seus projetos.
Com o passar do tempo, indo das escolas para as empresas, a situação não chega a ser muito diferente, sendo esse o motivo pelos quais as companhias investem cada vez mais na criação de um ambiente colaborativo para assim obter o melhor desempenho possível.
Esse tipo de situação pode ser vista até mesmo na realização de uma feira, onde cada uma das tendas para eventos podem compartilhar entre si por ferramentas ou estratégias que garantam o sucesso para todos os que estejam ali presentes, juntos todos os investidores.
Esse é um exemplo que envolve as ações a serem feitas dentro do mercado, existindo muitos outros cenários que podem contar com o benefício de contar com um trabalho a ser feito em equipe, o que inclui práticas esportivas, assim como o meio profissional.
Para que uma construção seja levada da forma mais rápida possível, é preciso contar com os serviços de diferentes profissionais, entre eles um arquiteto, um mestre de obras, um marceneiro, além de uma complexidade que aumenta no mesmo nível de uma obra.
Dentro de uma empresa é preciso olhar com atenção para que essa colaboração seja garantida da melhor forma, o que inclui a instalação de divisórias de drywall, permitindo assim a separação de cada equipe para que cada time foque em suas atividades.
Por outro lado, esse afastamento pode acabar impedindo com que um trabalho em equipe seja garantido dentro dessas companhias, sendo importante investir em uma estrutura que dê destaque a momentos e espaços a serem compartilhados por todos os profissionais.
A partir de tudo isso é possível garantir uma melhor performance de maneira geral, sendo esse o objetivo de praticamente todo tipo de empresa no mercado. Logo, para que seja possível otimizar seus resultados, é preciso então considerar essa colaboração.
Do que se trata uma colaboração em equipe?
Por mais que isso pareça algo bastante intuitivo, envolvendo então a parceria a ser feita entre diferentes pessoas em uma mesma equipe ou até mesmo vindo de times diferentes, a aplicação desse tipo de conceito pode ter uma complexidade muito maior.
Isso porque não basta simplesmente reunir um grupo de pessoas dentro de um espaço e esperar por melhores conexões, é necessário criar todo um planejamento para que exista uma certa sinergia dentro do grupo, ou seja, uma cooperação entre todos ali presentes.
Antes de falar sobre como essa energia positiva pode ser compartilhada entre todas as pessoas que façam parte de um mesmo time, seja em um restaurante ou em um negócio de conserto de geradores, é indicado destacar os benefícios dessa colaboração, sendo eles:
- Alcance de melhores resultados;
- Economia de recursos;
- Obtenção mais rápida de números;
- Maior nível de inovação;
- Desenvolvimento da empresa e seus colaboradores.
Todos esses são pontos que destacam por si só a necessidade de recorrer a esse sistema colaborativo dentro das empresas, com a colaboração interna dos funcionários permitindo com que os resultados externos de uma companhia possam ser ainda maiores.
Não é tão difícil pensar na importância dessa cooperação entre indivíduos, já que o mesmo ocorre na natureza, através do funcionamento de um formigueiro, por exemplo, assim como o funcionamento de uma máquina, que depende da conexão de suas peças de motores.
A grande questão acerca disso é que muitos reconhecem a importância de trabalhar em busca dessa colaboração, mas poucos fazem de fato para garantir esses resultados, muitas vezes nem mesmo reconhecendo se os seus negócios respondem bem a isso.
Tendo isso em mente, um passo importante a ser tomado na gestão de um negócio é compreender seu o nível colaborativo, observando os sinais que indiquem que sua empresa está tendo sucesso em relação a garantia de um ambiente positivo para todos.
Como saber se um negócio é realmente colaborativo?
Para ter certeza que todos os funcionários de uma companhia estejam colaborando entre si, permitindo com o que nível de produção possa aumentar, sendo um time responsável só pela aplicação de etiqueta de composição, é importante olhar para alguns pontos, como:
Confiança entre os colaboradores
Para que duas ou mais pessoas possam trabalhar bem juntas, é preciso que exista confiança entre elas, sendo isso algo difícil de se conquistar em seus primeiros dias em um local novo, seja em uma escola ou até mesmo no mercado de trabalho.
Diante disso, ao ver que os indivíduos em um time atuam de forma conjunta, confiando uns nos outros, é possível enxergar também um ambiente de maior colaboração, sendo importante então a realização de eventos internos que possam estimular essa parceria.
Clima organização leve
Muitas empresas erram ao achar que devem estimular a competição entre os funcionários, como se todos fossem concorrer entre si por melhores resultados. Nesse caso a situação costuma ser outra, criando um ambiente tóxico para todos os colaboradores.
Diante desse espaço pesado, qualquer solução que poderia partir da combinação de diferentes ideias passa a não mais existir, fazendo assim com que esse clima corporativo negativo acabe se espalhando também para os números obtidos pela empresa.
Reconhecimento de todos
Se a competição desenfreada pode não ser um bom sinal, a existência de um reconhecimento geral funciona de forma contrária.
Ao tratar todos com a mesma importância, da equipe de gestão a de limpeza, com sua bota de segurança, essa companhia poderá criar um ambiente que favoreça essa colaboração entre todos presentes, onde um reconhecimento amplo leva a resultados do mesmo nível.
Autonomia dos funcionários
Esse ponto pode parecer contraditório para quem busca estimular a colaboração e não o individualismo, mas a verdade é que se trata de uma tema que pode sim ser trabalho de forma conjunta, sendo indicado dar mais liberdade para os seus funcionários.
Ter o seu valor reconhecido permite com que os times tenham liberdade para conversar entre si antes da tomada de qualquer decisão, ao invés de ficarem fechados as ordens unicamente dos seus gestores, como se essa colaboração não levasse a nada.
Perceber esses sinais dentro da sua empresa pode ser uma clara indicação da performance adequada a ser alcançada pela sua companhia, com tal desempenho partindo das parcerias entre todos, tal como um carro preciso de rodas, vidros temperados e outras peças.
Agora, para garantir que esses sinais sejam vistos, é preciso adotar também algumas ações que possam levar a essa parceria entre todos os seus funcionários, levando a resultados ainda maiores por parte do mercado.
Como devo estimular esse tipo de cooperação?
Para garantir que todos trabalhem em uma sinergia, é importante não só exigir por melhores resultados ou algo frio, como pedir para que todos colaborem. É preciso apostar em estratégias que tornem possível esse tipo de realidade a ser compartilhada por todos.
Tal certificação pode partir do estilo adequado de comunicação, estabelecendo um diálogo com todos, para permitir também que os próprios indivíduos possam se comunicar entre si, dando o pontapé para um ambiente muito mais colaborativo.
Junto a isso, é bom valorizar o uso de ferramentas específicas, tais como plataformas de vendas com seus dados a serem compartilhados tanto pelo time de vendas como o de marketing, garantindo assim uma performance melhor para todos.
O mesmo pode ser dito sobre as metas e decisões a serem tomadas, de acordo com as características de cada indivíduo, cada setor e até mesmo cada perfil de público, com tal colaboração podendo até mesmo enxergar as soluções a serem tomadas.
Um exemplo pode ser a decisão de recorrer a um sistema de isolamento acústico industrial para que as atividades de um setor em obras não prejudiquem a atenção dos funcionários do escritório, evitando até mesmo criar uma rixa entre essas equipes.
Com tudo isso apresentado, é importante olhar com atenção para a realidade atual da sua empresa, primeiro para compreender se existe de fato um ambiente colaborativo, e depois para adotar estratégias que tornem possível essa cooperação entre os funcionários.