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Como as empresas criam e promovem uma boa imagem corporativa?

Como as empresas criam e promovem uma boa imagem corporativa?

Uma boa imagem corporativa faz toda diferença para empresas que querem se tornar referência em seus mercados de atuação.

Sem contar que uma imagem corporativa forte promove todas as empresas, de forma que aumenta sua base de clientes e consequentemente seus lucros.

Portanto, qualquer empresa deveria se importar com sua imagem corporativa, afinal, cada impressão conta, seja em uma loja de móveis ou que vende placas fotoluminescentes, por exemplo.

No entanto, é fato que muitas empresas ficam perdidas ao pensar em estruturar sua imagem corporativa, afetando os resultados esperados em relação a essa questão.

Foi pensando nisso que produzimos este artigo explicando tudo sobre imagem corporativa e como as empresas em geral podem desenvolver a sua própria imagem para gerar resultados positivos em seus lucros. Confira!

O conceito de imagem corporativa

Vamos começar imediatamente entendendo o que é imagem corporativa e para que serve. Basicamente este é um conceito substancialmente abstrato, mas muito importante, pois refere-se à percepção que os clientes possuem em relação a uma empresa ou organização.

Em um mercado particularmente competitivo, seja em uma fábrica de porta etiqueta gôndola ou loja de bijuteria, este elemento é fundamental para promover uma percepção positiva no que diz respeito à imagem que a empresa quer representar.

Por que uma boa imagem corporativa é importante?

Como mencionamos acima, a imagem corporativa é a percepção que uma empresa cria por meio de suas ações e interações com os clientes, e pode ter um impacto significativo na reputação de uma empresa.

Mas também pela força da identidade da marca e pelo sucesso no mercado. A chave para construir e manter uma imagem corporativa forte é manter os padrões éticos.

Esses padrões cobrem práticas de negócios e atendimento ao cliente, mas também para relações com funcionários, campanhas de marketing e outras operações.

Isso requer planejamento cuidadoso e consciência de como a empresa interage com todos os seus clientes. Bem como a implementação consistente de valores fundamentais.

Esses valores devem funcionar em plena sinergia e ser estrategicamente planejados e organizados para identificar e diferenciar a oferta. Tudo isso, portanto, deve caminhar e trabalhar em uma única direção, tendo em mente três conceitos fundamentais:

Uniformidade

A uniformidade tem a ver com manter uma linha coerente ao longo das várias fases que compõem a imagem corporativa.

Isso serve para imprimir o valor real e a identidade na mente dos consumidores para que eles nos identifiquem com mais facilidade com as marcas.

Ou seja, isso significa que uma empresa que não cria uma marca firme e coerente pode confundir os clientes, e isso claramente interfere na imagem corporativa dela.

Além disso, essa questão tem a ver tanto sobre imagem de conexão com o clientes , como entre os elementos de identidade de marca como slogan, lema, cores e tudo relacionado à uma marca.

Se todos esses aspectos não forem uniformes, a consequência são muitos elementos disjuntos, não correlacionados entre si e, portanto, mais difíceis de remontar à mesma marca, o que atrapalha muito a imagem corporativa de uma empresa.

Portanto, se uma empresa que fornece anel oring preço promocional se manter constante na forma de passar sua imagem, ela terá mais chances de se tornar uma referência no mercado em que atua.

Reconhecimento

O reconhecimento é um aspecto fundamental em um mercado cada vez mais competitivo, em que todas as empresas impulsionam seus estímulos e mensagens publicitárias de todos os tipos e em vários canais.

Com isso é preciso ter estratégia bem definida para aumentar o reconhecimento da marca, que também contribui para uma boa imagem corporativa.

Portanto, seja uma empresa que fabrica etiqueta de composição ou uma loja de tintas, é preciso implementar estratégias claras para aumentar o reconhecimento no mercado.

E isso se faz através de um bom serviço, oferecer o melhor produto, se comunicar de forma original, sempre captando a atenção do cliente de forma autêntica e nunca banal. Além de se fazer ser visto por todos os clientes e potenciais clientes do mercado.

Em outras palavras, é preciso fazer com que o consumidor se lembre mais dos seus produtos e serviços e os veja como referencial do que de outras empresas.

Familiaridade

A familiaridade tem tudo a ver com aumentar positivamente a imagem corporativa de uma empresa, porque essa imagem também significa conexão e conhecer os valores que os clientes se identificam, criando uma familiaridade única que resulta em fidelização.

O fato é que, hoje em dia, os clientes só vão comprar e se conectar a uma empresa cuja realidade compartilhe da mesma visão e transmita confiança necessária para que ela crie esse vínculo familiar com a marca.

Apropriados destes conceitos, é fácil compreender bem como a construção de uma imagem corporativa é válida, e consequentemente, como o sucesso de uma empresa depende desses fatores e elementos em conjunto.

Logo, é preciso que tanto uma empresa de serviço de caminhão de água potável como uma loja de tecnologia atribua seus mecanismos de familiaridade de forma intrínseca para alcançar uma boa imagem corporativa.

Beneficios da imagem corporativa

Existem muitos benefícios de implementar uma boa imagem corporativa na empresa, independentemente do segmento e nicho que o negócio está inserido, então isso serve para todos os empreendimentos.

Por exemplo, uma empresa de serviços de isolamento acústico industrial que tem uma boa imagem corporativa pode cobrar mais caro pelos seus serviços, diferentemente se ela não tivesse essa imagem.

E isso se aplica a todos os tipos de empresas e nichos, seja de produtos ou serviços. Vamos ver agora com mais detalhes os benefícios da boa imagem corporativa nos negócios em geral. Confira:

Influencia as decisões de compra dos consumidores

Nunca subestime o poder da imagem corporativa, pois ela influencia intensivamente na decisão de compras dos consumidores.

Por exemplo, quando um cliente tem de optar pela contratação de serviço de laudo cautelar veicular online, o seu olhar e a sua necessidade de segurança irão levá-lo a optar por uma marca que passa essa imagem de confiabilidade e segurança.

Se a sua empresa combina um ótimo produto com uma marca cativante, a primeira vez que um consumidor escolhe seu produto não será a última, mas marcará o início de uma longa fidelidade.

É um investimento de alto retorno

Quando uma empresa investe consistentemente em sua imagem corporativa, ela pode ter a certeza de que terá um alto retorno nesse aspecto, pois os resultados são frutos de um grande impacto que a empresa promove, como:

  • Os clientes se tornam embaixadores da marca;
  • Os clientes não irão querer comprar de outra empresa;
  • Os clientes reconhecem seu valor de mercado;
  • Os clientes não questionam o seu preço.

Ou seja, os clientes não chegam a essas conclusões sozinhos, é preciso muito investimento para que eles tenham a visão e pensamento que você quer que eles tenham da sua empresa.

Como resultado desses investimentos, todos esses itens da lista podem se tornar realidade.

Melhores decisões estratégicas de marketing

Seja um negócio de venda de apartamentos de um prédio estrutura metálica ou uma empresa de energia solar, é preciso saber claramente quais as estratégias de publicidade e marketing devem ser implementadas.

Se a sua empresa alcança uma imagem corporativa que traz resultados, isso significa que as estratégias implantadas deram certo e você tem um melhor direcionamento a seguir em relação às futuras estratégias de comunicação e marketing com mais consciência.

De fato, uma vez estabelecidos os pontos de referência da sua marca (como a filosofia da empresa, logotipo, tom de voz, cores e tipos de letra, website e formatos gráficos), poderá modelar conteúdos de acordo com os bons resultados gerados.

Ou seja, tendo já à sua disposição as orientações que permitirão que você economize tempo, recursos e energia.

Isso não significa que sua marca deva permanecer a mesma para todo o sempre, claro que é certo renovar a imagem corporativa ao longo do tempo.

Destaca a empresa dos concorrentes

Uma boa imagem corporativa e publicidade podem ajudar a criar diferenciação para o seu negócio. Como já foi mencionado, com cada setor se tornando mais competitivo, as empresas precisam de uma boa estratégia para se manter à frente da concorrência.

Só então você pode garantir que eles escolham comprar em sua loja em vez de qualquer outra.

Ajuda a melhorar a reputação do seu negócio

Naturalmente, a imagem corporativa que sua empresa comunica afeta como as pessoas percebem o seu negócio. Portanto, afeta a maneira como os clientes tomam decisões de compra.

Portanto, ter uma boa imagem corporativa ajuda se você deseja maximizar suas vendas. Da mesma forma, isso se aplica a negociações com parceiros em potencial. É mais fácil fechar negócio se sua loja tiver uma boa reputação e seus valores estiverem muito alinhados.