A previsão de demanda oferece para as organizações as informações necessárias a respeito do mercado no qual elas estão inseridas, esse é um instrumento importante para a estratégia, pois permite evidenciar:
- Padrão de consumo dos clientes;
- Estimativas para renovação de estoque.
Afinal, já parou para pensar no caos que seria se, por exemplo, uma empresa de ladrilho hidráulico deixasse tudo para cima da hora como:
- Entrar em contato com fornecedores;
- Fazer a reposição de estoque;
- Organizar toda a logística;
- Armazenar as mercadorias.
É justamente para evitar essas situações, que serve a previsão de demanda, o objetivo desse processo é estimar a necessidade de consumo dos clientes, garantindo com que haja o abastecimento ideal para suprir todas as demandas de um período pré-estabelecido.
Com a previsão de demanda, as empresas conseguem se organizar e entrar em contato com todos que precisam, além de realizar pesquisas pertinentes como buscar por aluguel de geradores de energia preço, algum investimento que será feito no negócio, etc.
Para te ajudar a entender um pouco mais sobre previsão de demanda e como você pode usá-la a favor da sua empresa, continue lendo esse artigo, pois separamos todas as informações importantes sobre o tema.
Além de te ensinar como aplicar a previsão de demanda no seu empreendimento, com isso você irá reduzir seus desperdícios e otimizar seu estoque, conseguindo atender todos os seus consumidores. Boa leitura.
O que é previsão de demanda?
Antes de mais nada é importante entender o conceito dessa metodologia, só com a compreensão exata que você irá saber ao certo como ela funciona e com isso como ela é fundamental para o seu negócio.
A previsão de demanda é um cálculo que trabalha com estimativas, além da projeção de dados, o seu objetivo é assegurar que a empresa terá os produtos e insumos necessários para conseguir atender a demanda dos clientes.
É como se fosse uma forma de prever o futuro das variáveis que impactam diretamente na área produtiva da empresa, para chegar a esses resultados são analisadas indicativos e históricos do empreendimento.
Portanto o seu objetivo principal é entender qual será a demanda para que os gestores consigam tomar as decisões certas, como buscar por poliguindaste simples a venda ou entrar em contato com a equipe de logística. Essas decisões podem ser:
- Precificação;
- Posicionamento;
- Potencial de mercado;
- Aquisições;
- Expansão.
Com essa previsão os gestores conseguem preparar e criar um plano de ação para as suas operações, o que ajuda a reduzir os riscos e prejuízos, fazendo com que a empresa se mantenha crescendo no mercado.
Dessa forma a previsão de demanda de uma empresa de tela para concreto consegue prever, o local, o tempo e a quantidade em que os seus produtos serão solicitados, atendendo assim às necessidades dos consumidores em uma maior eficiência.
Afinal é normal que na correria do dia a dia os gestores esqueçam de autorizar uma aquisição junto aos fornecedores, no primeiro momento talvez não tenha muito impacto, mas com o passar do tempo não terá mercadoria suficiente
Por isso que a previsão de demanda se torna tão necessária para todos os negócios, pois esses erros afetam diretamente o fluxo de caixa e as projeções de faturamento futuro.
Previsão de demanda e previsão de vendas
Você sabe quais são as diferenças entre a previsão de demanda e a previsão de vendas? Ao primeiro momento pode até parecer que são a mesma coisa, mas saiba que não, existem alguns elementos que as diferenciam.
Bom, a previsão de demandas diz respeito a cálculos e projeções de dados, que possuem o objetivo de verificar as estimativas sobre os recursos e insumos de um negócio, já a previsão de vendas é sobre a expectativa das vendas futuras.
Para te ajudar a entender um pouco melhor essa diferença, saiba que a previsão de demandas identifica o que a empresa precisa para conseguir atender os seus consumidores, em um determinado período.
Enquanto que a previsão de vendas estima quantos novos negócios uma empresa de aluguel de container, por exemplo, irá fechar de um período para o outro.
Essas duas métricas são muito importantes para a sua empresa, afinal, você precisa saber quanto irá vender ou seja quais as previsões futuras do fluxo de caixa, para se organizar referente a matéria-prima que será usada em seus produtos.
Dessa forma a previsão de demanda e previsão de vendas andam juntas, como se uma dependesse da outra, para que você consiga projetar essas métricas é importante que faça relatório trimestrais. Esse período te dá uma segurança a mais para conseguir se planejar.
Como fazer uma previsão de demanda?
Agora que você já sabe tudo sobre previsão de demanda, chegou a hora de colocar a mão na massa e aprender como você pode aplicá-la em seu negócio.
Saiba que elaborar uma previsão de demanda não é nenhum bicho de sete cabeças, muito pelo contrário é algo bem simples, só é preciso que você a execute de forma criteriosa e com muita atenção aos detalhes, pois eles são importantes.
Veja a seguir os quatro passos para conseguir colocar a sua previsão de demanda em prática.
Tenha um objetivo em mente
Esse objetivo irá te ajudar a direcionar previsão de demanda, mas saiba que não precisa necessariamente ser um único objetivo, você pode elaborar uma previsão de demanda focada na análise desempenho tanto de um produto ou serviço, como de uma área ou setor.
Se você preferir também pode fazer uma análise mais abrangente, como analisar um segmento de mercado, não existe muita regra, você só precisa ficar naquilo que faz sentido para a sua empresa.
Defina o tempo
O tempo é crucial para a análise, pois é ele que determina o período que as demandas serão analisadas, para que você consiga defini-lo você irá precisar identificar qual será o método para a previsão.
No próximo tópico vamos falar dos métodos utilizados para essa pesquisa.
Escolha um método
Saiba que existem dois métodos que são utilizados para elaborar a previsão de demanda, que são:
- Quantitativo;
- Qualitativo.
O método quantitativo utiliza fatores matemáticos e estatísticos para realizar as análises, isso permite com que seja identificado padrões, assim os gestores de uma empresa de estante de bateria, por exemplo, conseguem entender as demandas futuras.
Já o qualitativo, usa como base análises e avaliações feitas por especialistas, esse é um método que pode apresentar um nível de precisão mais baixa, por não levar em consideração a realidade do negócio e a insuficiência de dados.
A coleta de dados pode ser feita através de pesquisas internas e externas, através de grupos de pessoas, que conseguem acrescentar os resultados de alguma forma, para que tudo ocorra da melhor forma é preciso que se tenha atenção às perguntas aplicadas.
Afinal, são elas que irão fornecer os indicativos necessários para que se possa compreender quais são as intenções de compra por parte dos clientes.
Faça a análise de todos os dados coletados
Por último, mas não menos importante, é chegada a hora de analisar tudo que foi coletado, se você conseguiu seguir todos os passos de forma correta, terá as informações necessárias e precisas sobre o seu negócio.
Sendo assim, se você tem uma empresa de bota de segurança e deseja filtrar quais dados são mais relevantes, a partir da análise de dados, será possível estimar a previsão da demanda correta para o empreendimento.
De acordo com os dados fornecidos, sua empresa consegue se organizar melhor e com isso distribuir de maneira eficaz os recursos necessários, para que não falte estoque e todos os seus produtos atendam às expectativas dos clientes.
Quais os benefícios?
Quando uma empresa de lona para tenda, por exemplo, consegue executar a previsão de demanda consegue se beneficiar de diversas formas como:
- Melhor planejamento orçamentário;
- Otimização de processos;
- Auxílio no planejamento das ações de marketing;
- Facilidade de produção;
- Auxílio no planejamento;
- Redução de custos;
- Auxílio nas previsões financeiras;
- Impedimento de subprodução ou superprodução;
- Melhor utilização do espaço e do estoque.
Por isso é muito importante que as empresas deem a devida atenção para a previsão de demanda, ela ajuda com que a empresa se organize e consiga atender a todos os seus clientes, além de evitar os desperdícios com pedidos que ficarem parados no estoque.
Com isso o seu negócio segue crescendo, tendo uma previsão de gastos e retorno o que faz total diferença para a gestão eficaz de um empreendimento, afinal, quando não se tem um controle do fluxo de caixa, a empresa acaba quebrando.