O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e exigente, você já deve ter ouvido falar isso muitas vezes, mas você sabe o que isso realmente significa?
Saber se destacar, agarrar uma oportunidade e querer crescer na carreira é fundamental para um profissional nos dias de hoje.
O que é mercado de trabalho:
O que envolve o mercado de trabalho, no geral é uma interação entre empregado e o empregador, fazem parte deste núcleo os profissionais de diversas habilidades e formações, ou quem não tem experiência nenhuma, ou está à procura do primeiro emprego, ou até está se arriscando em uma nova profissão.
O mercado de trabalho também envolve as empresas que estão oferecendo as vagas e pessoas que buscam ocupar essas funções, incluindo cargos abertos em companhias de rede privada ou pública e aplica-se a todas as áreas de atuação.
Trabalho Formal e Informal:
Trabalho Formal – É o trabalho que está nas formas da Lei, com registro na carteira de trabalho, dentro das Leis trabalhistas e com contribuição à previdência social.
Trabalho Informal – Não possui contribuição à previdência social e nem registro na carteira de trabalho.
A modalidade de trabalho informal é a que mais vem crescendo no Brasil, com isso, gerando prejuízo a previdência pública, que não tem entrada suficiente de dinheiro para pagar as aposentadorias.
Setores do Mercado de Trabalho:
Setor Primário – Tem como exemplo a agricultura, extrativismo (mineral, animal e vegetal), que estão relacionados à exploração dos recursos naturais e também o trabalho pecuário. Nesse setor estão os profissionais que têm contato direto com a matéria-prima.
Setor Secundário – Neste setor o exemplo são as relacionadas a construções sendo a mais importante as indústrias. São os trabalhos relacionados com a transformação da matéria-prima.
Setor Terciário – O terceiro e último setor é o que envolve as relações de trabalho interpessoais, ou seja, quando o trabalho lida com pessoas e não tem máquinas ou produtos como o principal foco. São exemplos, escolas, bancos, hospitais e segmentos de vendas.
Profissões em alta:
As profissões que estão em alta no mercado de trabalho atualmente, estão ligadas a tecnologia, saúde e comunicação.
O setor da tecnologia é a profissão que mais vem crescendo, este fato se deve a pandemia Covid-19, onde muitos trabalhadores tiveram que aprender a trabalhar em home-office e aprender novas habilidades. As empresas investiram também na divulgação virtual, sendo bastante cogitado os serviços de marketing digital, desenvolvedor de sistemas e web-designers.
Acredita-se que as profissão a baixo sejam as mais procuradas nos próximos anos:
- Tecnologia da Informação;
- Marketing;
- Desenvolvimento de Sistemas;
- Recursos Humanos;
- Farmacêuticos;
- Biomedicina;
- Profissionais da Saúde;
- Profissional de e-commerce.
Para ser um profissional é preciso estar sempre atento às novidades no mercado de trabalho, sempre mantendo os conhecimentos atualizados.
Mercado de Trabalho e Covid-19:
Com a chegada da pandemia o mercado de trabalho teve um forte impacto, afetando principalmente os trabalhadores que não estavam preparados para a situação, e com a entrada da bandeira preta e as medidas de proteção o setor do comércio foi o mais afetado dentre os outros.
A pandemia causa uma grande incerteza no mundo do mercado de trabalho, trazendo o trabalho remoto como o mais procurado, e fazendo com que esse setor se consolide cada vez mais.
O mercado de trabalho foi reformulado devido à pandemia de Covid-19 e com a experiência positiva durante a crise, alguns setores terão tendência de alta em 2021. A busca por profissionais qualificados mostra que é importante conhecer os cursos de graduação, manter o currículo atualizado e conversar com pessoas do mesmo setor que você almeja alcançar, para se manter atualizado e antenado, conhecimento é fundamental para se destacar entre os demais concorrentes.
Dicas importantes para o Mercado de Trabalho
Dicas para se Recolocar no Mercado de Trabalho
O que é Marketing Pessoal?
Dicas para criar seu currículo