Blog de Empregos Gravataí

Dicas para melhorar seu currículo profissional
Saiba quantas etapas um processo seletivo deve ter

Saiba quantas etapas um processo seletivo deve ter

O processo seletivo de uma vaga pode ser um dos momentos mais importantes da vida de um candidato, que pode estar esperando por meses e até anos por uma oportunidade de colocação ou recolocação no mercado de trabalho.

Quando falamos de um processo seletivo, nos referimos a uma jornada percorrida por diferentes candidatos que possuem o mesmo objetivo: conquistar uma vaga de emprego na empresa que está oferecendo o processo.

Dentro desse procedimento, é normal que os candidatos passem por diferentes etapas que servem para testar os seus conhecimentos na área e também para que a empresa conheça um pouco do perfil, da história e da personalidade da pessoa.

Vivemos em um mundo onde as empresas já não se preocupam mais em contratar qualquer pessoa, mas elas focam em contratar aquelas em que veem um futuro brilhante dentro da empresa, evitando que ela possa vir pedir desligamento com o passar do tempo.

Por isso, uma empresa de ppp e outras do segmento adotaram novas formas de realizar seus processos seletivos, e são maneiras que estão entregando ótimos resultados para ambas as partes, tanto para a empresa quanto para o candidato.

Hoje, nos encontramos em um país com um enorme número de pessoas desempregadas, e quando trazemos essa realidade para o meio dos jovens, principalmente os universitários e aqueles que acabaram o curso de graduação recentemente, a realidade é ainda mais triste.

Muitos esperam ansiosamente por uma oportunidade de demonstrarem sua capacidade no mercado de trabalho e se candidatam em praticamente todas as vagas que veem em sua frente na esperança de alguma empresa entrar em contato.

Acontece que, na maioria das vezes, esses candidatos acabam sendo chamados para participar de processos com tantas etapas que alguns chegam até mesmo a perder as contas de quantas etapas possui.

No mercado, faz a falta a presença de empresas que possuam um processo seletivo que se assemelhe a uma consultoria PGRS, que é rápida, de extrema qualidade, objetiva, otimizada e entrega o melhor resultado possível em tempo recorde.

Por mais renomadas que algumas empresas possam ser dentro de seus segmentos, deixam a desejar quando vemos processos seletivos que duram uma eternidade e fazem os candidatos se sentirem ainda mais ansiosos.

Pensando nisso, hoje iremos abordar a quantidade aconselhada de etapas dentro de um processo seletivo para que você minimize ao máximo as desnecessárias da sua empresa e traga ótimos resultados para o seu negócio e também para o candidato.

Confira quantas etapas um processo seletivo deve ter

Quando falamos de uma quantidade ideal de etapas para um processo seletivo, não podemos estipular um número exato, pois cada processo seletivo é voltado para uma área e um cargo diferente na empresa.

Imagine que uma pessoa que contrata a melhor consultoria de engenharia de segurança do trabalho para sua empresa amou tanto o serviço prestado que deseja também uma consultoria voltada para área de atendimento e vendas.

Nesse caso, trata-se de uma área diferente e que foge do escopo da consultoria de engenharia, sendo assim, o dono da empresa precisará de um outro processo de procura da nova consultoria que deseja ter.

Dentro do universo dos processos seletivos não é diferente, pois não há como aplicar a mesma quantidade de etapas para uma vaga de estagiário e para uma vaga de gerente de atendimento e comunicação, por exemplo.

Isso porque se tratam de vagas diferentes, onde os cargos terão demandas e responsabilidades diferentes, por isso padronizar a mesma quantidade de etapas para todos os processos é um tiro no próprio pé da empresa.

O melhor a se fazer é entender bem sobre a área na qual os candidatos irão se oferecer para trabalhar, se será como estagiário da área de atendimento ou como operador do serviço de portaria em um condomínio.

Com isso, você saberá quais etapas são essenciais para cada cargo e o que pode ser descartado, pois só irá tomar mais tempo de ambas as partes, gerar mais ansiedade no candidato e atrasar a contratação por parte da empresa.

Sendo assim, entendemos que a quantidade ideal de etapas de um processo seletivo deve respeitar a vaga em questão, mas também o tempo do candidato e a urgência da empresa na contratação.

Entenda o problema de um processo seletivo longo

Nos últimos tempos, muito se fala sobre casos de empresas que possuem um processo seletivo gigante e repleto de etapas que muitas vezes são desnecessárias e que poderiam abrir espaço e tempo para uma contratação agilizada.

Por exemplo, uma rede de marcas que precisa urgentemente de alguém para realizar a criação de sites para empresas desse ramo não pode se dar ao luxo de ter um processo seletivo gigante.

Isso porque se trata de algo que precisa ser feito com urgência por bons profissionais, pois influencia diretamente nos resultados da marca.

Pensando assim, as empresas focam apenas em etapas que realmente farão toda a diferença para a escolha assertiva e de qualidade na hora da contratação.

Existe uma sequência de etapas que não recomendamos para quem deseja melhorar seus processos seletivos, e ela segue essa ordem:

  • Candidatura;
  • Contato por telefone;
  • Dinâmica em grupo;
  • Entrevista com o time de RH;
  • Entrevista com supervisor;
  • Entrevista com gestor;
  • Realização de um teste;
  • Entrevista com diretor.

São inúmeras etapas que podem levar até mesmo meses para serem finalizadas, o que acaba prendendo o candidato em um processo onde ele não sabe se será aprovado ou não, o que o impede até mesmo de se candidatar para outras vagas de seu interesse.

Sem contar que processos que seguem essa ordem tendem a gerar ainda mais ansiedade nos candidatos, que podem desenvolver graves casos do problema por conta do medo de não passar na vaga.

E é claro que a própria empresa acaba se prejudicando, isso porque ela acaba atrasando muito o processo de contratação de um profissional para uma vaga que pode ser urgente dentro do negócio e que está demorando apenas por etapas desnecessárias.

Vantagens de um processo seletivo simplificado

Assim como um processo longo traz problemas para ambas as partes, um processo seletivo simplificado traz inúmeras vantagens, assim como já tem trazido para uma empresa de manutenção de equipamentos de laboratório. Confira abaixo algumas delas:

Melhor relacionamento com o candidato 

Um processo seletivo simplificado gera um melhor relacionamento com o candidato que, se for contratado, saberá que está dentro de uma empresa que possui processos ágeis e otimizados para resolver problemas o mais rápido possível.

Boa imagem no mercado

Além disso, a empresa também constrói uma melhor imagem no mercado, visto que até mesmo os que forem reprovados no processo poderão reconhecer a agilidade e otimização dos processos oferecidos e a rapidez dos feedbacks.

Agilidade em processos importantes

Por fim, mas não menos importante, o processo seletivo simplificado ainda traz mais agilidade para a contratação do colaborador, o que soluciona um problema interno de maneira ágil, gerando mais resultados e produtividade para a marca.

Essas são apenas algumas das vantagens de um processo seletivo simplificado dentro das empresas, que agiliza também o oferecimento do treinamento nr10 básico para o novo funcionário e os resultados que começaram a chegar.

Etapas essenciais para um processo seletivo eficiente

Mesmo entendendo que a quantidade de etapas dentro de um processo seletivo é relativo de vaga para vaga, também precisamos entender que existem algumas etapas essenciais e que não podem ficar de fora dele. E alguns são:

Alinhamento com o perfil da vaga

É preciso entender o que a vaga exige tanto de conhecimento técnico quanto de personalidade do profissional para saber se o candidato está devidamente alinhado com as essas informações e poderá dar seguimento ao processo.

Clareza de todas as condições

Outra parte muito importante é a clareza de todas as condições da vaga para os candidatos desde o primeiro contato, como o valor do salário, benefícios, as demandas diárias e o horário de trabalho, tudo isso já auxilia na construção de um processo mais otimizado.

Conversas dinâmicas e leves

E assim como uma empresa de diligenciamento faz, é essencial que o seu contato seja sempre dinâmico, ou seja, onde ele também percebe que possui o seu espaço de fala, o que constrói conversas leves, mesmo que o resultado não seja positivo para o candidato.

Esses são alguns processos que fazem com que a contratação de um funcionário para a empresa seja feita de maneira rápida e assertiva, sabendo que você estará trazendo para a empresa alguém alinhado com o que é desejado pela área necessitada.

Considerações finais

O processo seletivo é muito mais do que apenas uma jornada onde a empresa contrata mais um funcionário, mas a oportunidade da vida de alguém que sempre sonhou em trabalhar em determinada empresa ou estar ativo no mercado de trabalho.

Por isso, um processo seletivo que seja o mais simples e enxuto possível não serve apenas para que a empresa contrate alguém rápido, mas para que o candidato também saiba o retorno com agilidade e parta para outra vaga caso não passe em uma.

Dessa maneira, a sua empresa será vista como referência não apenas pela qualidade do que oferece, mas também pela ótima forma como dirige processos de contratação e retenção de talentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *